domingo, 11 de dezembro de 2011

A Imigração

Tudo começou com a decisão do Senhor Andrea Orlandi de vir para o Brasil em 1888. Naquela época a Itália estava passando por uma crise e a população se encontrava pobre e necessitada. Andrea Orlandi e sua segunda esposa Lucia Signorini viviam na Via Praro, em Azzago, comune de Grezzana, província de Verona.

Andrea Orlandi, 56 anos, agricultor e sua esposa Lucia Signorini, 51 anos saíram da Itália, através do porto de Gênova em Dezembro de 1888, juntamente com os dois filhos Giovanni Orlandi, 17 anos, sapateiro e Agostino Orlandi, 12 anos, agricultor.

A família Orlandi chegou a Vitória - ES, desembarcando do Navio Manaos no dia 21 de Janeiro de 1889. Eles haviam embarcado em Gênova e após aproximadamente 1 mês de viagem à bordo, eles chegaram ao Espírito Santo.

Após registro de imigração no porto, eles foram para a Hospedaria dos Imigrantes Pedra D'Água onde pernoitaram. No dia seguinte, em 22 de Janeiro de 1889, a família embarcou no Vapor Maria Pia e foram para Benevente (atual município de Anchieta). De lá, eles se dirigiram para a ex-colônia Castelo, onde obtiveram uma propriedade e viviam da agricultura.

Giovanni Orlandi e Carolina Milanese
Giovanni Orlandi  se casou com Carolina Milanese em 1895 em Alfredo Chaves. Eles se estabeleceram em São Sebastião - Alfredo Chaves e tiveram 11 filhos: Remigio, José, Maria, Elisa, Atílio, Ermínia, Rosina, Luísa, Elvira, Arthur e Assunta. Giovanni Orlandi era sapateiro e passou esta profissão para os filhos. Ele sempre viveu em São Sebastião e nos seus últimos anos de vida, ele vivia com o filho mais novo Arthur. Quando veio a falecer em 1959, ele tinha 89 anos de vida.

Augusta Faè e Agostino Orlandi
Agostino Orlandi se casou com Augusta Faè em 1909 em Alfredo Chaves , mas eles se estabeleceram em Pedregulho - Castelo e tiveram 11 filhos: Maria, Lucia, Catherina, Antonio, Angelo, Ana, Francisco, Regina, Pedro, Assunta e Raphael. Agostino era agricultor e plantava café. Ele inventou uma máquina para beneficiar café. Em 1923, quando fazia reparos nesta máquina, ele sofreu um acidente e veio a falecer 3 dias depois em consequência de uma hemorragia interna. Ele tinha apenas 47 anos quando faleceu.
 
Quanto ao casal Andrea e Lucia, eles haviam se casado na Itália após ambos ficarem viúvos e tiveram 4 filhos: Tereza, Giovanni, Maria e Agostino. No primeiro casamento de Andrea Orlandi, ele casou-se com Annunziata Bertagnolli e tiveram 2 filhos: Catterina e Giacomo, que não vieram para o Brasil, ficando no comune de Grezzana, na província de Verona.

Andrea Orlandi e sua esposa Lucia Signorini voltaram para Grezzana, na Itália onde passaram os seus últimos dias de vida. Andrea faleceu em Verona em 03/02/1911 e Lucia faleceu em Grezzana em 07/06/1915.

13 comentários:

  1. sou orlandi moro em sp a40anos nasci no pr meus pais sao do sul rs tambem vieram da italia via santa maria no rio grande do sul

    ResponderExcluir
  2. Sou bisneto de Orlandi, por parte materna de Olímpia Orlandi. Creio que esse seja o nome de solteira, pois o marido dela era hispânico.

    ResponderExcluir
  3. Valdinei de Cassio Orlandi, 47 anos, morador de Sao carlos-SP, Filho de Nelson Orlandi Neto de Adolpho Orlandi e bisneto de Salvador Orlandi e Angelina Gianini Orlandi Estes nascidos e imigrantes da provincia de Luca Italia

    ResponderExcluir
  4. Olá José. Sou bisneto de Josephina Rotta (ou Josefina Rota). Filha de Francisco Rota e Assunta orlandi. Josephina nasceu em 1889 na cidade de Milão-Itália, e faleceu em Descalvado-SP. Não tenho mais informações. Você saberia dizer se uma das duas pessoas chamadas Assunta pode ser minha tataravó?
    Estou montando minha árvore genealógica no site https://familysearch.org
    Fique a vontade para visitar. Procure por Darcio Maldotti Pinto ou pelo número L5LC-TFG.

    Abraços

    Dárcio

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, acabei de enviar meu comentário - Elizabeth Orlandi - mas quero deixar claro que o meu e-mail para acompanhamento é :
    naomi-ling@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Molina, agora que por curiosidade resolvi dar uma conferida no Google sobre notícias da família Orlandi. Eu sou neta de Silvio Orlandi, até onde sei ele nasceu em Florença e desembarcou aqui no Brasil pelo poto de Santos. Foi casado com Barbara Biazim. Se tiver mais alguma história sobre ele(s) agradeço. Meu e-mail é naomi-ling@hotmail.com. Obrigada!

      Excluir
  6. Bom dia. Estou notando aqui que o comentário que fiz anteriormente parece q não foi publicado.
    Então vou repetir.
    Eu, Elizabeth Orlandi, neta de Silvio Orlandi casado com Barbara Biazim, ele filho do meu bisavô Anselmo Orlandi casado com Erina Scatena. Meu avô Silvio era da Toscana, Itália e veio para o Brasil
    nos idos de 18... e desembarcou no Porto de Santos, SP. Até onde sei ele era escultor e aqui trabalhava com jazidas de mármore. Gostaria de saber se aqui no Brasil ou mesmo Itália tenho parentes mais direto.Qualquer informação ajuda.
    Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Em Santa Catarina, nas cidades de Laguna e Tubarão, também tem Orlandi. Meu bisavô se chamava Amaro Orlandi. Ele veio da Itália para Santos/SP mas formou família aqui em SC.

    ResponderExcluir
  8. Fernando, vera, Osvaldo, Gilberto,marli ,+2 irmao nan sei os nomes....filh fi de Lúcia ????? Alguém pode me dar l
    Informações???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,meu nome é Andréa Orlandi sou neta de Lúcia monte Orlandi e sobrinha de Fernando,vera , Gilberto, Marli, Osvaldo era meu bisavô gostaria de conversar com vc e conhecer me chama no ZAP 11950475556

      Excluir
  9. A minha mulher é neta de Jalzira Orlandi. A avó está viva e tem 88 anos e mora em Birigui-SP.

    ResponderExcluir
  10. Dario, encontrei o seu nome em minha pesquisa de árvore genealógica. Uma fonte é você, sobre João Baptista Fattor,onde vc cita até o localização do túmulo em Descalvado/SP.
    João Baptista é meu trisavô, casado com Rosa Buzzuti, pais de minha bisavó Catharina Factor Vendramini, avós de minha avó Carolina Vendramini Attisano.
    Não encontrei sua ligação com a minha familia.

    ResponderExcluir
  11. Tenho na minha família orland que eram da Itália também sera que orland ou orlandi é igual no Brasil ? Igual ao Silva , Pereira,ou Moreira. hahaha

    ResponderExcluir